A energia do carvão em vez da loucura da energia nuclear

As centrais nucleares impedem a transição energética na Europa. Como é que se chega a afirmações tão disparatadas? Muito simplesmente, através da negação da bateria.








  Zwentendorf e a publicidade enganosa


Também eu já fui jovem e estúpido. Em 5 de Novembro de 1978, realizou-se um referendo na Áustria sobre a entrada em funcionamento da central nuclear de Zwentendorf. A linha publicitária dos proponentes era muito estúpida: "Sem Zwentendorf, as luzes apagam-se".

Se me tivessem dito que Zwentendorf seria substituída por uma central eléctrica a carvão, se me tivessem dito que uma central eléctrica a carvão é muito mais radioactiva do que uma central nuclear, teria votado em Zwentendorf.

  Claudia Kemfert: "As centrais nucleares impedem a transição energética na Europa".


Como é que se chega a afirmações tão disparatadas? Muito simplesmente, através da negação dos acumuladores. Sem acumuladores, há subitamente tanta energia solar e eólica e as centrais nucleares não podem ser desligadas suficientemente depressa. Como resultado, as linhas eléctricas ficam entupidas com a má energia nuclear e a boa energia não consegue entrar na rede.

Absurdo? Não há quase nada absurdo que não seja apoiado por pseudociência. Tenho conseguido documentar esta negação da bateria desde 2013. Nessa altura, um estudo afirmava que um automóvel eléctrico de luxo teria uma bateria de 28 kWh. Nessa altura, o Tesla S tinha uma bateria de 85 kWh. Actualmente, chega aos 150 kWh com a bateria permutável mais potente da NIO.

Aqui está o meu vídeo com uma crítica a este estudo.

Da mesma instituição pseudo-científica, há também um estudo segundo o qual, mesmo em 2050, o número de pilhas recarregáveis será demasiado reduzido.

Aqui está o meu vídeo com uma crítica a este estudo.

Sem as baterias, as centrais eléctricas ineficientes de pico de carga têm de fazer face às rápidas alterações de carga. São os picos de preços nas primeiras horas da manhã e à noite em dias de sol.

  Poder destrutivo dos falsos estudos


Estudos falsos podem destruir sectores inteiros. A VW pensou durante demasiado tempo que todos os problemas futuros tinham sido resolvidos com o software de fraude para motores a gasóleo. O carro eléctrico continuaria a ser um produto de nicho insignificante.

A VW vendeu menos 38% na China no primeiro trimestre de 2023 do que há um ano. A China representa 1/3 do mercado automóvel mundial. Eles começaram os carros elétricos tarde demais e agora estão significativamente atrás dos fabricantes chineses. Por exemplo, acabam de aparecer os artigos "Os chineses estão anos-luz à nossa frente".

A destruição da indústria automóvel alemã começou em 1992 com a Experiência de Rügen, cujo único objectivo era apresentar o carro eléctrico como inútil.

  Reinhold Messner, a natureza e as energias alternativas


"As energias alternativas são inúteis se destruírem aquilo que se pretende proteger com elas: a natureza."

Enormes centrais a céu aberto com energia fotovoltaica, corredores na floresta para instalar turbinas eólicas, monoculturas com milho para gás, recuso-me terminantemente a utilizar a designação greenwashing "biogás". Não pode ser mais amigo do ambiente?

Já fiz o estudo sobre este assunto em 2021



1 ha de campo de milho para produção de gás, não tem biodiversidade e tem um rendimento eléctrico ridículo de 16 MWh/a. Em contrapartida, 1 ha de "Land for Energy" oferece habitação para 16 famílias, uma elevada biodiversidade com prados floridos e, com 720 MWh, uma produção de electricidade 45 vezes superior.

10.000 km² de "terra para a energia" são habitações para 16 milhões de famílias e 720 TWh de produção de electricidade. Muito menos do que os 26.000 km² da Alemanha, onde actualmente se cultivam monoculturas para gás e combustível.

Este estudo calculou uma procura líquida de electricidade de 900 TWh, 1 400 GW de energia fotovoltaica, 4 000 GWh de baterias, 180 GW de energia a partir do metano, 50 km³ de armazenamento subterrâneo de gás e 80 GW de centrais de ciclo combinado. No balanço anual, faltariam então 245 TWh de energia térmica nas instalações de armazenamento de gás. A produção de electricidade no semestre de Inverno com centrais de ciclo combinado necessitava de mais metano do que o que poderia ser produzido no semestre de Verão com a produção de electricidade a partir do metano.

Principais conclusões deste estudo:
  • As centrais eléctricas CCGT foram ligadas e desligadas apenas duas vezes, em média, durante o semestre de Inverno, pelo que podem funcionar durante muitas semanas com a melhor eficiência possível.
  • No semestre de Inverno, algumas centrais nucleares seriam bastante úteis
  • Devido à baixa eficiência da conversão de energia em metano na central CCGT, 1 kWh de energia nuclear no Inverno substitui 3,6 kWh de energia solar no Verão
Quando é que haverá 1400 GW de energia fotovoltaica na Alemanha? Muito optimisticamente, em 2050. Em França, muitas centrais nucleares antigas estiveram em manutenção no ano passado. Neste cenário, o semestre de Verão seria para manutenção e o semestre de Inverno para produção de electricidade.

  O objectivo não é 100 energias renováveis, mas sim 350 ppm de CO2


É claro que, neste cenário, poderíamos facilmente importar 245 TWh de metano produzido com energia para metano em países mais a sul. Mas o principal problema é o excesso de CO2 na atmosfera.

A energia 100r renovável deve ser considerada apenas como um marco, o verdadeiro objectivo é a limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Um kWh de electricidade nuclear no Inverno permitiria assim que 3,6 kWh de electricidade solar nestes países mais meridionais fossem utilizados para a recuperação do planeta em vez da produção de metano, ou seja, menos 0,6 kg de CO2 na atmosfera.

  Entrevista da Feira Off-Grid Augsburg


A Messe Augsburg publicou todas as entrevistas da Feira Fora da Rede há 11 dias.



  Tornar-se accionista a partir de 200 euros


Como accionista, empregado ou comprador de casa, também se torna parte do contra-movimento contra muitos desenvolvimentos negativos na nossa sociedade que são prejudiciais à nossa sobrevivência.

Um novo accionista disse: "Eu com o meu investimento muito modesto", mas 4.000 vezes 1.000 euros são também 4 milhões para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão mundial.

Apenas a Assembleia Geral Anual pode decidir sobre os grandes aumentos de capital, mas eis o que o Conselho Executivo e o Conselho de Supervisão podem decidir. O novo capital social serve para aperfeiçoar os documentos para os grandes aumentos de capital planeados.

Aqui estão os pormenores.
          A energia do carvão em vez da loucura da energia nuclear: As centrais nucleares impedem a transição energética na Europa. Como é que se chega a afirmações tão disparatadas? Muito simplesmente, através da negação da bateria. https://2023.pege.org/04-16/portugese.htm