O verdadeiro custo do feltro verdeGraichen é apenas a ponta do icebergue. O feltro conduziu a uma transição energética negativamente optimizada em termos de custos.Em 5 de Maio, o Ministério Federal dos Assuntos Económicos e da Protecção do Clima publicou o PDF "Estratégia Fotovoltaica". Aqui vamos nós para a página 20: Excursus: Armazenamento como uma tarefa transversal. É aqui que se revela toda a catástrofe quando os ideólogos e os dogmáticos trabalham em algo que não conhecem. É isto que se revela quando se pede conselhos a lobistas. Se estes ideólogos e dogmáticos já chamaram repetidamente a atenção para si próprios com "mais dinheiro para a protecção do clima", então só pode resultar uma coisa: uma transição energética negativamente optimizada em termos de custos. Para compreender realmente a metodologia subjacente a este disparate, eis uma citação de Björn Peters no Twitter: Um representante sénior da @AgoraEW num seminário no outro dia. Teve de ouvir críticas por não dominar suficientemente as normas científicas. A sua reacção: a crítica é "subversiva da democracia". Assim, eles até acreditam que SÃO a democracia. É grotesco.
Diz no ponto 1 da página 20: As vias de expansão eólica e fotovoltaica ancoradas no EEG conduzem a uma produção de electricidade que corresponde, tanto quanto possível, à procura de energia ao longo do ano. Isto provoca naturalmente uma investigação deste "caminho de expansão do vento e da energia fotovoltaica": Não se trata de um estudo qualquer, mas de um texto jurídico! Diz que, até 2040, 400 GW de energia fotovoltaica e 160 GW de energia eólica em terra permanecerão inalterados. Este gráfico mostra o período de 1 de Dezembro de 2022 a 31 de Janeiro de 2023. Aqui, 60 GW de energia fotovoltaica não mostram quase nada, enquanto 58 GW de energia eólica mostram muito pouco durante semanas a muito significativo durante semanas. Este gráfico mostra 1 de Junho de 2022 a 31 de Julho de 2022. Torna-se imediatamente claro: com 400 GW de energia fotovoltaica e 160 GW de energia eólica em terra, há uma lacuna considerável no Inverno que deve ser compensada com um equilíbrio maciço Verão/Inverno. O ponto 4 da página 20, relativo à conversão da energia em hidrogénio e à reconversão em electricidade, refere: "Uma vez que esta forma de armazenamento apresenta as maiores perdas de energia das medidas aqui mencionadas, os electrolisadores e as centrais de hidrogénio só são utilizados nas poucas horas do ano em que as outras opções estão esgotadas. O que é que se entende por apenas algumas horas? 5 horas? 50 horas? Mais de 500 horas continuam a ser "poucas horas"? Se o Ministério Federal dos Assuntos Económicos e da Protecção do Clima publica algo que contrasta grotescamente com o plano de expansão publicado no texto da Lei das Fontes de Energia Renováveis, como se pode julgar o desempenho deste governo? Existe a crença ideologicamente dogmática de que "podemos viver quase sem memória". O sentimento é tão poderoso que, até à data, ninguém o contradisse com veemência.
Publiquei muitos vídeos sobre a transição energética. Porque é que isto não desencadeou uma grande discussão? Aqueles que querem viver no sentido do feltro não devem questionar a ideologia e o dogma. Ver a citação acima de Björn Peters, caso contrário, é-se rapidamente rotulado de "subversivo da democracia".
Isto é um ataque ao disparate "chegaremos lá quase sem armazenamento", que também está neste PDF publicado em 5 de Maio de 2023 pelo Ministério Federal da Economia e da Protecção do Clima.
O método mais económico para uma transição energética funcional: Dedicar terrenos especiais para construção em torno de cidades com preços elevados, o aluguer é pago com electricidade fornecida de acordo com a procura.
Mas aqueles que odeiam a família e a casa de família nunca se atrevem sequer a pensar numa tal ideia.
Os custos, a segurança do aprovisionamento, a utilização dos terrenos, a avaliação do impacto e a aceitação pública devem ser tidos em conta para vários As formas da transição energética devem ser discutidas e avaliadas. É necessário encontrar uma combinação óptima de sol, vento, expansão da rede e várias tecnologias de armazenamento. Para isso, um estudo que também seria possível com 100% de energia solar.
Uma das conclusões: As centrais eléctricas CCGT podem funcionar uniformemente durante meses no semestre de Inverno com 4.000 GW de baterias. A optimização para mudanças rápidas de carga é completamente desnecessária. A quantidade de armazenamento subterrâneo de gás necessária é muito difícil de concretizar com o hidrogénio, uma vez que é necessário um volume 3,2 vezes superior ao do metano.
No passado, a transição energética alemã consistia em dois dogmas estúpidos: "A procura de electricidade vai diminuir" e "Podemos gerir quase sem armazenamento". Só em 2016 é que o dogma "a procura de electricidade vai diminuir" foi abandonado por ser insustentável.
Isto mostra que este feltro é tudo menos inofensivo; pode destruir indústrias inteiras que foram cuidadosamente construídas.
Já em 2008, defendi que a energia solar e eólica fosse introduzida na rede a pedido, através do armazenamento intermédio em baterias. 15 anos mais tarde, este objectivo ainda não foi incluído na EEG.
|