Bomba de calor: economia de mercado versus economia coerciva

Renovar a bomba de calor em vez do queimador de gás num edifício antigo? Não recebi nenhuma proposta: As empresas de bombas de calor são seleccionadoras de cerejas, o bolo não é suficientemente bom.






Em 2018, no início do projecto Hintersee, dei os meus dados de contacto num sítio Web. Um representante de bombas de calor contactou-me e visitou-me. Recebi então uma oferta de 16 000 euros. Nem sequer aceitei a sucata por 6.000 euros.

O projecto Triple-Tiny, que era o nome original do GEMINI next Generation, começou em 2019. Primeiro, entrei em contacto com empresas europeias sobre as bombas de calor. Depois, dei uma vista de olhos no Alibaba e nas 40 000 ofertas de bombas de calor. Os preços eram absolutamente chocantes de tão baixos.

Apresentei então uma queixa à Comissão da Concorrência da UE: Suspeita de fixação de preços e de cartelização entre os fabricantes de bombas de calor da UE. Motivo: O trabalhador alemão ganha muito mais do que o trabalhador chinês, mas o trabalhador chinês pode comprar muito mais bombas de calor com o seu salário.

  Bombas de calor em edifícios novos sem dúvida


Para os edifícios novos, a bomba de calor não é de todo um problema, pelo menos se tiver a possibilidade de comprar directamente no Alibaba ou se tiver um fornecedor barato. No entanto, a situação é bastante diferente para os edifícios antigos. Ao longo dos anos, alguns dos meus conhecidos quiseram fazer uma conversão para uma bomba de calor.

Não realizei nenhum destes desejos porque os cálculos de rentabilidade eram demasiado apertados. Um factor de rendimento anual de 2,3 em vez de 2,7 poderia ter destruído uma amizade: "Recomendou-me este #!#!#! e agora estou a pagar mais do que antes". Há sempre os custos de funcionamento do antigo sistema de aquecimento versus os custos de crédito e de funcionamento do novo sistema de aquecimento. Num edifício novo, não se trata de 4 kWh de calor versus 1 kWh de electricidade.

Mas será possível obter, pelo menos, 2,5 kWh de calor com 1 kWh de electricidade com radiadores novos? A instalação de um piso radiante tem custos elevados. O problema foi agravado pelo aumento drástico das taxas de juro dos empréstimos. No fim de contas, a taxa de empréstimo mais os custos de funcionamento aplicam-se à mudança.

  Solução híbrida


Quando está muito frio, as bombas de calor a ar degeneram em aquecimento eléctrico. E se toda a gente tivesse uma bomba de calor a ar? Não há problema em edifícios novos, de acordo com os regulamentos de construção de Salzburgo, mas é bastante diferente em edifícios existentes.

Actualmente, vivo num edifício tão antigo. A casa foi construída em 1997. Paredes exteriores u=0,5, telhado u=0,3. Estes eram os regulamentos de construção na altura, ditados pelo lobby do tijolo. O lobby era: o valor u para a parede deve ser tão mau que o nosso melhor tijolo pode cumpri-lo sem isolamento adicional. 4 casas com cerca de 270 m² de área habitacional cada uma são alimentadas centralmente por um queimador a gás. Os tubos de água quente são colocados através da garagem subterrânea e são aquecidos electricamente. Custa uns aventureiros 25.000 kWh de electricidade por ano.

Quando o antigo queimador a gás foi substituído, tentei propor 4 bombas de calor, uma na cave para cada uma das 4 casas. Ou para abastecimento total ou, pelo menos, para aquecimento até -2°. O antigo aquecimento a gás, quando fica mais frio. Isto teria tido a vantagem de as 4 bombas de calor estarem mais perto do consumidor, tornando supérfluo o reaquecimento eléctrico dos tubos de água quente.

Não recebi um orçamento: As empresas de bombas de calor são seleccionadoras de cerejas, o bolo não é suficiente.

  A contratação como solução


Há promessas aventureiras por aí, tais como: "Para as pessoas pobres, subsidiamos até 80 custos". Como é que uma família tão pobre só conseguiu aquecer até agora, quando a bomba de calor económica tem de ser subsidiada a um custo de 80? A conversão é agora uma poupança de custos ou é tão cara que tem de assumir os custos da Armen 80?

Quando os políticos prometem tão grandiosamente que a mudança para bombas de calor poupa dinheiro, então a solução ideal seria um contrato. Um contrato: "Fornecemos aquecimento a 80 % do custo do seu sistema de aquecimento actual". Isto significa que o fornecedor contratual se encarrega de tudo. A compra da bomba de calor, a instalação, a substituição dos radiadores, eventualmente a conversão para aquecimento de parede ou de chão. Naturalmente, os empréstimos necessários também são tratados. O cliente contratante só tem de fazer uma coisa: pagar 80 pelo aquecimento, o que pagou até agora pelo aquecimento com o antigo sistema de aquecimento. Ou o que teria pago pelo aquecimento sem a remodelação. Por exemplo: antes da renovação e da bomba de calor, pagava 2.000 euros por ano por 20.000 kWh de calor. A renovação reduziu as necessidades de calor para 10 000 kWh. Agora paga 16 cêntimos/kWh, o que inclui os custos da renovação.

Essa seria uma solução honesta, em contraste com o palavreado publicitário auto-contraditório dos políticos verdes.

Quem tiver os conhecimentos necessários para comprar directamente no Alibaba pode, evidentemente, poupar muito mais, mas a oferta de contratação seria uma poupança garantida em relação aos custos de aquecimento existentes.

  A economia de mercado livre reduz os custos


Porque é que um telemóvel extremamente primitivo custava mais de 1.000 euros em 1993, mas um simples smartphone pode ser encomendado no AliExpress por apenas 40 euros? É o progresso técnico e a economia de mercado livre.

Um imposto sobre o CO2 em constante aumento, mas neutro em termos de receitas, faz parte da direcção da economia de mercado livre. Caras empresas, façam aos vossos clientes ofertas para escapar ao imposto sobre o CO2 que sejam tão boas que os vossos clientes fiquem entusiasmados com elas.

  A economia coerciva aumenta os custos


A indústria de bombas de calor aqui está a escolher a dedo. Nunca quiseram o mercado de massas. Só queriam um mercado pequeno com margens de lucro elevadas. Agora é suposto esta indústria conseguir novos clientes através de medidas coercivas?

Há alguns anos, houve várias empresas de bombas de calor que não apresentaram uma proposta para este complexo residencial com 4 casas e 270 m² de espaço habitacional cada. Simplesmente não o ofereceram porque queriam cobrar preços tão elevados que teria sido demasiado caro. Sem sultanas, apenas bolo normal.

Mas qual teria sido a oferta se ele tivesse sido proibido de trocar o velho queimador de gás por um novo? Será que todos os inquilinos e proprietários seriam tão pobres que seriam necessários 80 subsídios?

  A diferença entre um membro de uma associação e um accionista


Um membro da associação doa a sua quota à associação e fica satisfeito se a associação for bem sucedida. Se não for, estou a apoiar uma boa causa.

Um accionista compra acções de uma sociedade anónima. Se a AG for bem sucedida, as suas acções valem muito mais. No caso da GEMINI next Generation AG, é a sua recompensa por apoiar uma boa causa.

Como accionista, empregado ou comprador de casa, também se torna parte do contra-movimento contra muitos desenvolvimentos negativos e anti-sobrevivência na nossa sociedade.

Um novo accionista disse: "Eu com o meu investimento muito modesto", mas 4.000 vezes 1.000 euros são também 4 milhões para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão mundial.

Apenas a Assembleia Geral Anual pode decidir sobre os grandes aumentos de capital, mas eis o que o Conselho Executivo e o Conselho de Supervisão podem decidir. O novo capital social serve para aperfeiçoar os documentos para os grandes aumentos de capital planeados.

Aqui estão os pormenores.
          Bomba de calor: economia de mercado versus economia coerciva: Renovar a bomba de calor em vez do queimador de gás num edifício antigo? Não recebi nenhuma proposta: As empresas de bombas de calor são seleccionadoras de cerejas, o bolo não é suficiente https://2023.pege.org/05-21/portugese.htm