Desenvolvimentos errados na transição energética

Qualquer pessoa que não seja 100% a nosso favor é um inimigo, um lobista pago pelas empresas de combustíveis fósseis, e não se pode falar com eles. Com esta atitude, as correcções são impossíveis.








  Ataques destrutivos contra a viragem energética


Na Alemanha, registaram-se dois golpes esmagadores contra a "Energiewende". Ambos foram liderados pelos proponentes da Energiewende numa estupidez incomensurável.

Os grupos de pressão estão sempre a exagerar, a encobrir, a apresentar tudo sob uma luz brilhante. É de esperar que um lóbi exagere, mas ninguém espera que um lóbi subestime e desvalorize a sua própria causa. Então, o que se deve supor sobre o objetivo de expansão fotovoltaica de 70 GW? Qualquer pessoa normal tem de considerar que se trata de um lobby, de um exagero das possibilidades. Por isso, foi colocada a questão: "Porquê tanto esforço para uns 10% da produção de eletricidade?".



O resultado foi a destruição da indústria fotovoltaica alemã em 2013. Quando uma catástrofe destas acontece, é preciso lidar com os erros. Abordei os responsáveis em todas as feiras Intersolar, de 2014 a 2019, sobre como lidar com estes erros catastróficos, e não houve qualquer vontade de lidar com eles, apenas para dizer repetidamente que foi o lobby maléfico dos combustíveis fósseis que o fez.

  Centrais eléctricas de flutuação, de escurecimento e de reserva


Os defensores da transição energética não quiseram aprender absolutamente nada com o desastre de 2013. Isso é tão estúpido como um defesa marcar um golo contra num jogo de futebol e depois queixar-se o tempo todo do adversário injusto. É por isso que Graichen propagou através do Agora Energiewende, já em setembro de 2014, que ainda seria possível passar sem armazenamento durante duas décadas.

Em consequência, os críticos deste disparate cunharam três termos: Flutter power, dark lull e standby power plants. É noite e não há vento. Se 1000 centrais eólicas produzem apenas 0 watts, quanta eletricidade produziriam 10 000 centrais eólicas? Qualquer automobilista com um motor de combustão sabe: não se deve acelerar imediatamente o motor frio até à potência máxima. Arrancar a -10° e acelerar imediatamente até às 6.000 rpm é muito prejudicial. O mesmo se aplica às centrais eléctricas. E se a previsão do vento for de mais ou menos 5 GW? Se não tivermos armazenamento de eletricidade, temos de manter as centrais eléctricas prontas a funcionar. É como pôr um motor de combustão interna a funcionar a -10° para que se possa entrar e acelerar até às 6.000 rpm sem problemas.

  Preços abusivos para o armazenamento de eletricidade


Numa indústria emergente, pressupõe-se uma redução de preços de 20% por cada duplicação do mercado mundial. Ótimo, é assim que funciona a disrupção, o novo produto torna-se cada vez mais barato e substitui o antigo produto. Mas não é assim com o armazenamento de eletricidade na Alemanha. Preços praticamente inalterados, se não se utilizar qualquer cálculo de rentabilidade, simplesmente não são rentáveis.

Existem cálculos de rendibilidade completamente diferentes. Existe uma gama muito alargada. Para colocar esta gama de forma muito drástica: o Tesla S plaid é muito rentável a 120 000 euros porque acelera até 250 km/h 0,2 segundos mais depressa do que o Bugatti Chiron a 3 500 000 euros. O Tesla Semi é muito rentável porque o custo por tonelada de carga e por km é apenas metade do de um camião com motor diesel.

Existe uma gama igualmente vasta para o armazenamento de eletricidade: O armazenamento de eletricidade é muito rentável porque a falha desta infraestrutura crítica causaria custos enormes. O armazenamento de eletricidade é muito rentável porque rende, em média, mais 5 cêntimos por kWh no mercado à vista, mas o pagamento do armazenamento de eletricidade custa apenas metade do rendimento mais elevado.

  Energia para o hidrogénio em vez de energia para o metano


A Alemanha dispõe de 25 km³ de armazenagem subterrânea de gás. Em tempos, quando a Alemanha explorava a Rússia com preços de gás demasiado baixos, os gasodutos forneciam gás de forma homogénea ao longo de todo o ano. No verão, as instalações de armazenamento eram cheias, no inverno eram esvaziadas. Se enchermos as instalações de armazenamento de gás com hidrogénio em vez de metano, precisamos de 3,2 vezes mais volume para a mesma quantidade de energia.

Se partirmos de um requisito de armazenamento extremamente baixo, podemos dizer que 8 km³ de metano ou 25 km³ de hidrogénio, o que é ótimo para tudo.

Se, por outro lado, se partir do princípio de uma transição energética baseada principalmente na energia solar, então seriam 40 km³ de metano ou 128 km³ de hidrogénio. Ou seja, mais 15 km³ de armazenamento subterrâneo para o metano ou mais 103 km³ para o hidrogénio. Ou mais 60% de armazenamento subterrâneo ou mais 512% para o hidrogénio.

  Centrais eléctricas flexíveis para hidrogénio


O meu estudo sobre a Alemanha 100% solar mostrou que, no semestre de inverno, cada central CCGT só é ligada 2 vezes e desligada 2 vezes. Não há necessidade de uma conceção flexível. Critério máximo de conceção: melhor eficiência em funcionamento contínuo.



A economia, que depende dos contratos públicos, tem de cumprir as exigências da política, por mais estúpidas e dispendiosas que sejam.

  A extensão da linha


Manchete: "A energia fotovoltaica não pode ser colocada em funcionamento devido à falta de expansão da rede". Com 3 kWh de bateria por kW de energia fotovoltaica, é possível suportar 3 vezes mais energia fotovoltaica com a mesma rede. Se as baterias de ferro-ar cumprirem o que prometem, poder-se-á passar para 20 kWh de bateria por kW de energia fotovoltaica e, nesse caso, será possível gerir 5 vezes mais energia fotovoltaica com a mesma rede eléctrica. Seguir-se-ão estudos mais pormenorizados.

  A cultura do debate


Qualquer pessoa que não seja 100% a nosso favor é um inimigo, um lobista pago pelas empresas de energia fóssil, e não devemos falar com eles. Com esta atitude básica, as correcções não são possíveis.



É por isso que temos de denunciar a grotesca transição energética alemã em toda a sua gravidade, a fim de transformar todos os inimigos dessa grotesca transição em adeptos de uma transição energética funcional.

  Otimismo em tempo de colapso


Que perspectivas de futuro se podem apontar às crianças de hoje? A maioria da sociedade só tem uma visão extremamente negativa do futuro. Isto aplica-se apenas à habitação, uma necessidade central de todo o ser humano. A pesquisa "habitação na Alemanha" só dá origem a relatórios de catástrofes nos resultados da pesquisa. Os problemas já não podem ser resolvidos com métodos convencionais. São necessárias abordagens completamente novas.

Se apoiar estas formas de pensar completamente novas, comprando acções, então, dentro de alguns anos, não só poderá dizer "eu contribuí para isto", como provavelmente também poderá esperar um aumento considerável do valor dessas acções.



  Tornar-se acionista da GEMINI next Generation AG


Um membro de uma associação doa a sua quota à associação e fica satisfeito se a associação for bem sucedida. Se não for, estou a apoiar uma boa causa.

Um acionista compra acções de uma sociedade anónima. Se a AG for bem sucedida, as suas acções valem muito mais. No caso da GEMINI next Generation AG, é a sua recompensa por apoiar uma boa causa.

Como acionista, empregado ou comprador de casa, também se torna parte do contra-movimento contra muitos desenvolvimentos negativos e anti-sobrevivência na nossa sociedade.

Um novo acionista disse: "Eu com o meu investimento muito modesto", mas 4.000 vezes 1.000 euros são também 4 milhões para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão mundial.

Apenas a Assembleia Geral Anual pode decidir sobre os grandes aumentos de capital, mas eis o que o Conselho Executivo e o Conselho de Supervisão podem decidir. O novo capital social serve para aperfeiçoar os documentos para os grandes aumentos de capital planeados.

Desde a última newsletter, há 5 novos accionistas e mais 15 800 euros na conta de garantia para o aumento de capital. Existe um programa de recompensas pela recomendação da ação. Dois dos novos accionistas tornaram-se accionistas através deste programa de recompensas.

Aqui estão os pormenores.
          Desenvolvimentos errados na transição energética: Qualquer pessoa que não seja 100% a nosso favor é um inimigo, um lobista pago pelas empresas de combustíveis fósseis, e não se pode falar com eles. Com esta atitude, as correcções são impossívei https://2023.pege.org/09-24/portugese.htm